sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
QI Quadrinhos Independentes
Vou ser sincero, eu tive muito pouca experiência em ler fanzines, o úncio que eu lia em minha adolesncência de fanboy era o "Tribuna do Morcego" editado pela OFHM. Na época, ainda sem interenet era porta para o mundo de curiosidades e novidades do Cavaleiro das Trevas, e que influênciou a criação do site Batman - a Trajetória.
Só recentemente, descobri que pessoas faziam fanzines só de quaidrinhos. Sim, logo eu que já li de Turma da Mônica à Tex, de nada conhecia de fanzines.
Essa descoberta abriu portas pro que hoje é Jou Ventania (Impresso), bom, seja como, o que me surpreendeu foi ver um tal fanzine chamado QI (nº100), editado por Edgard Guimarães.
Olhei aquela edição que ganhara sem compromisso, e que me pareceu estranha a um primeiro olhar, mas que de repende me abriu para novos horizontes.
QI, não traz só quadrinhos, mas traz algo mais. O que mais me deixou impressionado (além da ótima qualidade), foi o zelo do editor em listar fanzines e hqs de autores que ele nem conhece, catalogalas, e ainda divulgar suas capas, de forma correta e harmonioza.
Num mundo onde quadrinistas se fecham em seus mundinhos criativos, e panelas idealistas e burras, onde só um estilo pode existir, e o que vier de fora é lixo ou concorrência, onde velhos editores planejam "boicotes' desnecessários para novos personagens, Edgard vem nos moastrar que ainda existe QI nesse universo. Mostrando que uma pessoa não só faz a diferença, como está um patamar a cima de vários outros.
Eu não conheço Edgard Guimarães, nem tenho seu e-mail, mas gostaria de registrar minha admiração, e desejar que você alcance o seu ideal.
PS: "A Saga de um Fanzineiro" contida nessa edição vale como um guia para qualquer um que esteja pensando em montar sua própria edição impressa! Vale muito à pena ler!
AGORA SOBRE A EDIÇÃO:
Com 17 anos de publicação, o "QI" editado por Edgard Guimarães chega ao número 100.
A edição especial tem capa dourada e um conteúdo muito bem selecionado, com uma HQ do Edgard e de Antonio Eder intitulada "A Saga de um Fanzineiro" e muito mais.
Essa é uma edição histórica, pois nenhuma publicação chega ao nº 100 por acaso, e sim porque tem qualidade e conteúdo. Mesmo passando por momentos difíceis, Edgard não deixou a "peteca cair" e continuou na luta para publicar o QI.
Os quadrinhistas e aficionados por HQS sempre se acostumaram a receber a cada dois meses a publicação, muitos às vezes sem pagar nada.
Para que o Fanzine QI - Quadrinhos Independentes continue circulando vai precisar da força de todos.
Faça uma assinatura até Janeiro de 2010 por apenas R$ 20,00.
Faça o depósito em nome de Edgar Guimarães: Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 1388 - Operação: 001 - Conta Corrente: 5836-1 - Ou escreva para Edgar Guimarães - Rua Capitão Gomes, 168, CEP 37530-000 - Brasópolis / MG. Texto: M. Torres (EMT)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário