segunda-feira, 9 de março de 2009

Eu vi Wachtmen (e o Efeito Batman)


Para começar, eu quero dizer que não sou um burro que só leu gibis na infância, e que por isso não entende as diferenças das mídias, e as adaptações necessárias de uma para a outra.

Assim, como não dá para transpor cada cena de um filme para um gibi, não dá para fazer o inverso.

Os motivos são vários, primeiro, porque numa HQ, você pula um quadro para outro, sem problema algum, mesmo que exista uma diferença de tempo, no filme não.

Vou tentar exemplificar, no quadrinho aparece o personagem pulando de um prédio, no outro ele está no chão.


No filme, tem que ser criada toda a seqüência do personagem indo do telhado até o chão. Então, o que ele disse nesse tempo? Qual sua posição na queda? São coisas que não existem na HQ, mas que para o cinema tem que ser criada. Nisso, já causa uma diferença de um para o outro.

Mais importante, o publico de cinema não é o mesmo de HQ. E o leitor tem que entender isso. Vou dar um exemplo que tive pessoalmente, uma vez, eu tive que ir até os realizadores de um Festival para mostrar o projeto de uma esquete baseada no Batman.

E ninguém entendeu bulhufas! As pessoas não conseguiam enxergar a complexidade do personagem. Para elas ele era coisa de criança, andava com Robin, e ponto final. E olha, que era um grupo de pessoas ligada as artes. Eu até então, pensava que as pessoas ligadas as artes, tinham mais contato com outras artes, como as HQs. E não. Ali eu vi isso. Ninguém me falou, e eu não li a entrevista de alguém.

A peça foi aprovada, e nós apresentam. Mas, se ligou na questão. Se escritores, atores e músicos, ficaram perdidos, imagine aquele cara que vai ao cinema com a mina pra uma diversão de sábado à tarde. Ou seja; essa parada de adaptar não é cão, é sério e necessário claro que não é o que fez o Joel Schumacher com Batman. Nesse caso, ele mudou todo o conceito do personagem, isso é outra coisa.

No caso de Watchmen, eu vi duas criticas que me chamaram atenção, uma era de um site de leitores, onde eles classificam que as modificações da trama são heresias, e que o filme foi feito como pop para as massas, e eu vi outra critica de um site de cinema, onde a autora, claramente não lê Hqs, e diz que o filme só vai agradar ao leitores, por causa de tantas referências.

Isso pra mim só quis dizer uma coisa; Watchmen fracassou miseravelmente. O filme ficou sem publico, já que os fãs repudiam as adaptações e o publico não reconhece as referencias da trama.

Pelo menos os não-leitores que viram V de Vingança e Constantine curtiram as tramas, mas Wachtmen nem isso terá a seu favor.

Se eu gostei do filme? Sim, gostei. Mas, eu sei que não é uma obra que qualquer um vai curtir. E não vai.

Eu soube que teve gente que torceu o nariz pro Batman Begins e até pro Cavaleiro das Trevas, devido a sua abordagem mais intimista e adulta.

A massa curte a porradaria vazia de filmes como o vindouro Wolverine e ponto final. Nada mudará isso. Principalmente, em se tratando de Brasil.

Lembrando, que Se eu Fosse Você 2 rendeu mais do que O Cavaleiro das Trevas por aqui. Cara, eu tentei ver o primeiro Se eu Fosse Você, e não agüentei, porque é só um especial da Globo estendido. O mesmo enquadramento, questões e interpretações.

Mas, fazer o quê? O publico está tão doutrinado a ver sempre as mesmas estruturas, e não consegue reconhecer algo novo. É por isso, que somos o único país com tanto Big Brother (sem contar junto a Casa dos Artistas, que era a mesma merda), Casseta e Planeta (que não sai do ar, pq ninguém pensa em algo melhor pro horário, Didi e novelas com enredos iguais.

Mas, voltando para adaptações...

Pra mim o erro de Wachtmen, como sempre é culpa da Warner. Se essa empresa acha que aprendeu com erros como Mulher-Gato e Batman e Robin, eles estão enganados. Bom, nesse filme citados, a trama recria outros personagens, coisa que Watchmen não faz, porém o erro agora foi outro; ERA MUITO MATERIAL PRA UM FILME SÓ!

Sim, deveria ter sido dividido em 2 ou três filmes. Se isso tivesse acontecido, Zack Snyder teria mais espaço para incluir mais cenas de luta por exemplo (e assim agradar o cara que vai com a mina ver um filmezinho no fim de tarde), e poderia utilizar todas as referencias e personagens da trama original.

Ou seja, algo como Senhor dos Anéis.

No fim do ano passado, eu vi Marley e Eu, e vi muitas alterações em relação ao livro, mas ninguém ficou xingando o diretor por aí. E olha que Marley e Eu é baseado na vida do cara, e não uma invenção.

Eram necessárias as adaptações do livro para o filme e ponto. Apesar de eu ter visto no filme personagens diferentes, atitudes, etc., lá estava a história do cãozinho. E ponto final.

Bom, mudando de assunto, mas não totalmente, alguém se lembra do boato que Zack Snyder substituiria Chris Nolan num Batman 4 (Onde provavelmente nolan vai ralar peito)?

Vendo Wachtmen, percebi algumas indicações que Zack Snyder pode ter dado para a Warner de que tem muita vontade de trabalhar com o Homem-Morcego.

Vamos lá;

Nós já sabemos que Alan Moore criou os heróis de Wachtmen baseados nos heróis da Charlton Comics, que a DC acabara de comprar na época, então temos o Comediante (Pcificador) Dr. Manhatan (Capitão Átomo) Ozymandias (ThunderBolt), Rorschach (Questão), Espectral (Sombra da Noite e Canário Negro, a segunda da própria DC), já o Coruja tem os traços do Besouro Azul com Batman.

No filme, Zack Snyder leva os traços de Batman ao limite da personificação do Coruja.

Primeiro temos o primeiro Coruja (o coroa que não to a fim de procurar o nome), lembra muito o estilo do Adam West, ai temos o Coruja 2, vivido por Patrick Wilson, que é cuspido e escarrado o estilo do Michael Keaton no Batman de Tim Burton. As entradas, aquele jeito meio idiota.



Pra quem não sabe, na HQ de Moore, o Coruja é um herói meio fora de forma. É tipo o Keaton nos filmes do Batman.
Na hq quando ele coloca a roupa, dá pra se ver a barriguinha saliente, já no filme ele se torna um cara fodão numa roupa preta. Mais Keaton/Batman que isso, só se chamassem o próprio para viver o Coruja em Watchmen.

Pra terminar, o efeito “Batman”, sobrou até pro Ozymandias, já que o estilo de sua armadura é identica a do Robin em Batman e Robin, uma referencia de Snyder as viadagens de Schumacher.

O detalhe fica em conta do mamilos de Ozymandias.

Pra terminar;

“Quem critica os Criticos?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

hits