sábado, 10 de janeiro de 2009

A PIADA MORTAL: O FILME







O grupo BonDefú acabou de realizar o primeiro fan filme brasileiro sobre o Batman. Com 10 minutos de duração, o filme baseado traz todas as falas retiradas de histórias em quadrinhos, e montadas por Linc Nery.
Em A Piada você verá diálogos retirados da grafich novel A Piada Mortal de Alan Moore, do Um Conto de Batman: Duelo, da fan fic Mundo Sombrio de Linc Nery, e das edições Batman: Vigilantes de Gotham Nº 7 e Super-Homem (Abril Jovem 2º Série) Nº 10. Todas essas revistas trazem diálogos incríveis entre Batman e Coringa, e mostram bem a personalidade e a relação dos dois personagens.
Quando fizeram o filme amador do Lobo, eu pensei: "Podiam fazer um filme assim do Batman". Pouco tempos depois, a internet nos dá Dead End. Então eu comecei a achar que seria possível fazer um fan filme do Batman.
A idéia original era de se chamar Batman Mundo Sombrio, e ser baseado numa curta história da mini-série Batman Preto e Branco, chamada Pais e Filhos.
Meu amigo Tiago Dant'eé já estava no projeto, qualquer fosse ele. Tiago e eu estávamos reestruturando o BonDefú na época, e também buscando atores e fazendo novos cursos teatrais para aperfeiçoar nossas técnicas.
Nisso, conhecemos Martenze Marte, um grande artista de rua, que por acaso, também tinha interesse no Batman. Logo, percebi que Martenze seria um ótimo Coringa, e ele adorou a idéia.
Comecei a pensar num outro roteiro. Agora, Batman enfrentaria o Espantalho e o Coringa, e em meio a flashs da batalha, o Cavaleiro das Trevas apareceria triste e abatido, falando sobre sua cruzada contra o mal. Eu estava me baseando em Batman Nº 1 A Queda do Morcego (Abril Jovem). Para mim, o mais importante era trazer o lado psicológico do herói, de maneira real e adulta, totalmente diferente dos filmes e do seriado, mais próximo das graphics novels dos anos 80.
Porém, Nós tínhamos um problema; dinheiro. seria dificil fazer boas cenas de luta. e para fazer uma porcaria era melhor não fazer nada.
Martenze deu a idéia de fazer Batman e Coringa num duélo ideológico dentro de uma sala. Onde não haveria luta.
Logo, pensei em A Piada Mortal. O começo que Batman tenta conversar com o Coringa na cela do Arkham. Montei o roteiro pegando diálogos de várias histórias, para assim , não perder o objetivo e acabar criando uma versão do Batman sobre a "minha visão". Eu queria o Batman das Hqs vivo.
Começamos os ensaios, e resolvemos deixar o texto mais dinâmico, colocando Batman dando umas porradas, nada que não desse pra fazer.
E o resultado ficou muito bom, e ainda colocamos a musica "A Batman Overture" de Elliot Goldenthal no inicio e finalizada pelo tema "The Beginning Is the End Is the Beginning" do grupo Smashing Pumpkis
O BonDefú estava embalado pelo sucesso "Passarinho que Acompanha João de Barro, Morre Servente de Pedreiro", então resolvemos trabalhar está história do Batman no teatro também.
Hoje, o filme está rodando por festivais alternativos de cinema no Rio de Janeiro, e recebido boas críticas.
A Piada Mortal também foi adaptada pelo BonDefú para os palcos. A história é a mesma do filme, nada de diferente.
A Piada Mortal foi apresentada no Festival Amostra Grátis, no Sesc da tijuca no Rio de Janeiro, dia 07/10/2004. Contando com Linc Nery (Batman), Martenze Marte (Coringa) e Tiago Dante (enfermeiro)

Ensaio

No Asilo Arkham, Batman e Coringa travam um duélo ideológico sobre seu ínicio, meio e fim
Batman: A Piada Mortal Produção brasileira (BonDefú Filmes - 2004) Roteiro e Direção: Linc Nery
Elenco: Batman/Linc Nery Coringa/Martenze Marte Enfermeiro/Tiago Dante
Isso me lembra algo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

hits