sábado, 10 de janeiro de 2009

Na boa, deixem o funk em paz







O funk sofre preconceito. Quem conhece a história do samba, sabe que ele começou como o funk. Nos guetos, na parte pobre da cidade, até ser reconhecido pela elite.
Claro que não há nenhum bom compositor de funk. Mas, isso não deixa de ser um movimento musical forte.
O funk por mais que queiram negar é uma arte genuinamente brasileira, e sobretudo, carioca (o pancadão)

Eu tive aulas de música com um senhor muito idoso que foi aluno do Villa-Lobos, o próprio, não a instituição. Pra você ter uma idéia esse meu professor só passava musicas orquestradas, como o trenzinho caipira, aí um dia eu queria irritar o velho e perguntei pra ele:

- Professor, funk é musica? Pensei que ele ia ter um ataque, mas ele respondeu.

- Sim funk é musica, só falta um bom compositor.

Eu não acho que o papel do funk é instruir, acho que é só uma diversão, que pode não querer dizer nada, mas que serve para animar um lugar. Você não precisa por um funk pra ficar ouvindo num momento reflexivo, mas pra zoar coisa melhor não há!


Transformar a gostosa a Mulher-Melancia e outras pérolas em celebridades e fenômenos já é uma outra questão, que não está ligada ao funk existir ou não. Senão é o funk, eles pegam outra porcaria pra eleger como Deus do momento.
E criam falsos mitos, a Gisele Buthen não é gostosa e não ta nem aí pro Brasil e nem o povo pra ela, mas fazer o que? A TV insiste, o caso Madeleine não nos interessa, já temos nossos problemas, nem todos os políticos são safados, a política é que é safada, o Jornal Nacional te informa de desinformando e por aí vai... São outras questões que outro dia a gente aborda.

E pó, não tem lugar melhor pra pegar mulher do que num baile funk!

* Guarpe Lhermu, néma




A EVOLUÇÃO DO FUNK Para encerrar o dia, vejam a evolução do funk no Brasil. Dá vontade de chorar!

Um comentário:

  1. Cara, o funk FOI(deu pra ler bem, FOI) uma música boa, tem uma batida envolvente. Eu que sou um rapper com orgulho, falo da realidade, não de uma forma violenta, não gosto muito da batida do funk. Mas será que eu fico parado com a batida? Claro que não. Mas os caras do RJ estão aproveitando essa batida pra fazer apologiaa pornografia, E PIOR, A PEDOFILIA. No RJ você meninas de 12 anos grávida do 2º filho e num sabe quem é o pai de nenhum. Onde vc acha que engravidou pra num sabe quem é o pai? No BAILE FUNK. As letras fazem apologia direta a pedofilia: As novinha (13 anos) abre as perna e relaxa, vo soca e ve se num fais nada. Chupa novinha. Bota com raiva. Funk da Paula, paula dentro, paula fora. E assim vai. Até quando isso vai continuar? Se esse GOVERNO INCOPETENTE tomasse jeito, acabaria com a gravides precoce no Brasil. E num to falando só do funk não. O FORRÓ E O AXÉ também é assim.

    ResponderExcluir

hits