Rod Gonzales, grande divulgador dos quadrinhos nacionais na net e criador de heróis como o Blenq me entrevistou:
Eis aqui uma entrevista polêmica com meu amigo do Méier, Rio de Janeiro, Linc Nery! O Linc foi pioneiro em divulgar os super-heróis brasileiros na internet. Ele foi o responsável e idealizador do sítio Brasil Comics e também faz parte da CQB. É um dos quadrinhistas com que eu mais me identifico, não só pela proximidade de idade, mas pela trajetória. Tenho certeza que essa entrevista vai dar o que falar, vamos à ela.
Rod - Com que idade você começou a fazer suas próprias hqs?
Linc - Não sei ao certo, deve ter sido mais ou menos com 6 anos.
R - Como vc criou o Jou Ventania?
L - Ele era só um moleque de capa e boné, era uma versão minha como super-herói, e foi evoluindo até chegar onde chegou
R - Qual a origem do Jou Ventania?
L - Ele é um cara cheio de dúvidas que não encontrou seu caminho, e que é escolhido por uma entidade demoníaca em busca de redenção como o seu agente terreno.
R - Quantas hqs vc já produziu?
L- Mais de cem, mas continuo a produção.
R - O Jou Ventania é seu personagem mais famoso, mas eu sei que vc já criou vários! Quantos personagens vc já criou? Pode destacar alguns?
L - Não tenho a conta ao certo com cômicos, vilões, etc. Destaco o Jucal, Enigma, Cripta e Demosix.
R - Já criticaram o Jou Ventania , dizendo que ele seria muito parecido com o Batman. O que vc pensa a esse respeito?
L - O Batman não foi uma criação vinda do nada Bob Kane e Bill Finger se basearam em vários personagens, como o Zorro para criar um maior. Acho que essa é a diferença em plagear e criar algo. E a idéia por tras do Jou Ventania é essa.
R - Como surgiu seu interesse pelos super-heróis brasileiros?
L - Quando vi que não conhecia nenhum outro além dos meus.
R - Como vc teve a idéia de criar o sítio Brasil Comics?
L - Quando descobri que havia outros, queria mostrá-los para o publico, que como eu, só conhecia os estrangeiros.
R - O Brasil Comics acabou mesmo? Porquê?
L - Perdi o interesse em continuar, acho que o BR Comics cumpriu seu objetivo, que agora as pessoas mais talentosas que eu façam algo melhor. Também cansei de divulgar os personagens dos outros, enquanto os meus só são citados pelo grupo de amigos que fiz na net. Mesmo assim o conteúdo do site esta disponível em CD, quem quiser é só entrar em contato comigo. Outra coisa, eu não tirei o site do ar, foi o HPG, e não me disseram o motivo. Eu ainda ia fazer outras atualizações.
R - Você continua com seu fotologue do giga, mas encerrou o do terra. Existem muitos desenhistas concentrados nesse provedor (terra), porque saiu?
L - Não me dá espaço suficiente e tem tido pouco acessos.
R - Você também já foi vítima desses personagens anônimos críticos do quadrinho nacional. O que vc acha desses indivíduos?
L - Acho que poderiam ser divertidos, mas como não sabem escrever um texto, só falam palavrões sem sentido.
R - Linc, você sem dúvidas foi o pioneiro em divulgar heróis nacionais das hqs na net. Eu me inspirei no Brasil Comics pra abrir meu fotologue. Mas tanto eu quanto você não somos muito reconhecidos. Ninguém comenta muito o nosso trabalho por aí, tão pouco nossos personagens. Porque será, Linc?
L - Já pensei muito nisso, mas desisti de pensar nisso.
R - Você acredita que no futuro vão dar mais valor e reconhecer tudo que a gente fêz pela hq nacional?
L - Não. Infelizmente.
R - O projeto "Patriotas" (um grupo de super-heróis brasileiros criados por diversos artistas) ainda existe?
L - Bom, eu pensei que o Bruno ia cuidar disso, mas ele sumiu, mas assim que der, vou lançar na net a HQ. Vou ver quais herois o Bruno escolheu, estuda-los para criar a melhor história possivel, sem muda suas caracteristicas.
R - Deixe uma mensagem para seus fãs.
L - Quero agradecer a todos os amigos que fiz na net, e pedir perdão por qualquer falha minha, e dizer que ainda estou por ai, fazendo alguma coisa, só mudei a forma de divulgar. Em breve o Jou Ventania estará de volta em outro endereço e não deixem de debater na comunidade do Br Comics no Orkut, e visitem o Linc Blog, para trocarmos ideias, gosto muito de ouvir todos. E sou fã da CQB. Valeu!
R- Valeu Linc. A CQB deve muito ä você, irmão. Mas eu discordo do q vc disse acima, que a gente não será reconhecido. Acho que a gente merece e terá muito mais reconhecimentos até do que esperamos, e nossos personagens também! Quem é já nasce sendo e sempre será, e esse é o nosso caso! Abração, Linc.
Publicado originalmente em:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=43447189&tid=5203127608212808446&start=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário