segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O QUE EU ODEIO NO BATMAN.




Eu adoro o Batman, acho um personagem fantástico, que influênciou muito na minha vida. Mas, tem coisas que odeio nas histórias do personagens, coisas que me irritam muito!! Acho que nenhuma delas é culpa diretamente do personagem e sim da cultura norte-amricana da qual ele faz parte, acredito que se Batman fosse criado por uma nação com valores diferentes (como o Brasil), esse tipo de situação não ia ocorrer.
Vou citá-las:

Eu odeio esse negócio de Batsquad, odeio mesmo. O Batman não precisa deles, pelo menos não em parte integral. Claro que de vez em quando realemte uma ajudinha é necessária, mas não o tempo todo. A não ser a da Oráculo, que faz um tipo de trabalho diferente. Ou você não notou que nas melhores revistas (tirando o Cavaleiro das Trevas) e filmes, Batman não aparece com nenhum ajudante? Isso de Batsquad só existe pra vender mais revista.
Outra coisa chata em algumas estórias, é a insistência em dizerem que Bruce ainda sente falta dos pais e que eles são as pessoas mais importantes da sua vida e que ele é o que é por ser orfão. Não é bem assim, até mesmo porque Bruce teve um pai e uma mãe adotivos, Alfred e Leslie. Mas, vocês devem estar dizendo, essa cara tá louco, a morte dos pais é a gênese do Batman! Não gritem comigo! Vou explicar
A gênese do Batman não está no fato de não ter pais, e sim a maneira do qual eles lhe foram tirados. Afinal, é a ordem natural da vida que os pais morram ants dos filhos, e ninguém vai se tornar um super-herói porque o pai morreu nun acidente da carro e a mãe teve um ataque cardíago. O que pertuba Bruce não é a falta de pais, mas a noite em que eles foram mortos, a maneira, o crime...
É impossível que um homem de mais de trinta anos ainda sinta falta dos pais, a própria vida faz com que esse amor seja preenchido por um outro, como o amor pelo filho (como Dick Grayson e Jason Todd), ou por uma mulher (como a Tália). Mas, a tragédia em si, essa sim fica na memória de um ser humano, doendo e remoendo. É como quando você tem uma namorada de muitos anos, e de repente descobre que ela te trai e que não é nem metade do que você acreditava. Você termina o relacionamento, e tempos depois encontra uma outr moça, da qual você gosta, e que parece ser tão bacana quanto à outra parecia. Você vai sentir medo de se apaixonar de novo, e sofrer novamente. Não porque você ame a outra, mas a lembrança do sofrimento vai causar essa sensação.

E quando o Batman deixa de transar com uma mulher quando vê o batsinal? Putzgrilapeause! O cara é o Batman, mas antes de tudo ele é homem, é humano. tem coisas que não dá pra agüentar. Aliás, cadê o Batsquad nessas horas?
Esse bom moçismo às vezes até ridiculo que toma conta do Batman... cara, tem história que ele se recusa a matar demonio, por causa que não quer tirar vidas... È demais. Em compensação temos grandes momentos em que ele manda vampiros e alienigenas pro colo do Capeta. Na minha visão, o Batman não mata, mas se ele está numa situação em que é matar ou matar ele vai matar e acabou. Como em Odisséia Cósmica (em que ele mata esse alien que eu cito). Ele tem esse juramento, e nunca vai matar alguém com um revolver à sangue frio, mas se está ele e um sujeito numa situação de morte, ele vai matá-lo. Se, Batman não mata ninguém nunca, sua imagem com o tempo não vai adiantar de nada. Imagine o pensamento de um bandido:
Pô! Não vou cometer crimes porque senão, o Batman me pega... Ah! mas, e daí? Ele vai me dar uma porradinhas, só o suficiente, porque ele nunca exagera e vai me prender. Mas, isso é o de menos, grande porcaria
E quando Batman tá arrebentando um bandido, e aparece um cidadão, normalmente a vitima do mesmo criminoso, e diz "Pare! Você vai matar esse sujeito!" É pra rir? Quando um ser humano normal vai salvar um cara que estava prestes a matá-lo? Po isso é ridiculo!!!! Pra que essas porras de americanos aceitam a Pena de Morte?

E esse negócio de ficar salvando criminoso...Que saco! Tudo bem, até é aceitavel, o Batman numa luta salvar o cara de morrer, mas enfrentar tiro pra salvar sujeito do mal é totalmente inaceitavel!! Quantas vezes vemos Batman arriscar sua vida pra salvar um sujeito cretino que já merecia ter morrido faz tempo. "É justiça" ele diz, não é "Babaquisse", eu digo. Pô.
Eu não sou um cara que acha que os quadrinhos tem que ser violentos até as últimas conseqüências. Não. Eu não gosto das histórias do Spawn,justamente porque não vejo nele nenhum tipo de sentimento heróico, e ele acaba não me trazendo nenhuma emoção.
Mas, vamos ser coerentes, se não se quer esse tipo de questão, não coloquem o personagem nesse tipo de situação. Que fique claro que isso não é culpa do Batman, e sim do sistema norte-americano, no qual eles se colocam como heróis acima da realidade, onde estão acima do mal, donos de todo o bem e da verdade. Os americanos não aceitam se ver de verdade. Como todos nós seres humanos, temos momentos e pensamentos ruins. Principalmente, um sujeito que se veste de morcego e sai por ai, ele, assim como a maioria dos heróis, não é normal. Em algum ponto a cabeça dos super-heróis é descontrolada. É nisso que caras como Alan Moore e Frank Miller (esse nem tanto) se baseiam, e criam histórias excelentes.
Mas, voltando ao assunto de "eu não mato ninguém, pois sou o herói". Vou dar o melhor exemplo, Batman não é o único que sofre com isso. Wolverine, quando ele surgiu, era um personagem meio renegado pelos autores de X-men, e isso, permitia que ele fose sanguinário e selvagem, essa distinção dele com os outros personagens da trama, o fez ser percebido pelo público. Porém, quando X-men se tornou um nome tão popular quanto os heróis de primeira linha, Wolverine dá uns ataques, mas não retalha mais ninguém. O fato dele ter garras, se tornou ridiculo, porque ele não faz nada com elas, e ele acabou se tornando um personagem fisicamente fraco, porque, sua maior arma são as garras, já que ele não tem inteligência avançada, ou super-armas no bolso.

No desenho dos X-men (década de 90), ele só apanha, justamente por isso. Depois, que se tornou herói de primeira linha, Wolverine deixou de ser um personagem sanguinário, que seguia seu próprio código de ética. Os americanos acreditam mesmo que o bem nunca mata. Você já notou que nem os tiras de Gotham usam suas armas??????
Ah! E quando Batman persegue um cara até o fim do mundo, porque o sujeito robou um pão? Ridiculo. Muita gente critica essas atitudes, dizendo que como é rico, Batman não entende esse tipo de situação. se pelo menos explorassem essa questão...
Se Batman existisse, ou se ele não fosse americano, com certeza esses elementos seriam descartados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

hits