sábado, 10 de janeiro de 2009

Se você cansou de dar pro padeiro...

...dinheiro (não esperou eu molhar o bico), ó paí ó:


Receita de pão francês caseiro: (20 unidades)
Ingredientes: - 01 kg de farinha de trigo- 01 colher de sopa de sal- 3 1/2 tabletes de fermento para pão (ou 3 1/2 colheres de sopa)- 50g de manteiga (ou 3 colheres de sopa)- 30g de açúcar (ou 02 colheres de sopa)- 1/2 litro de água

Preparo: Dissolva o fermento em água morna e junte os demais ingredientes. Sove bem até desgrudar das mãos, deixe descansar até dobrar de volume (em um dia de calor, cerca de meia hora. Se estiver frio, pode levar quase duas horas). Divida a massa em bolinhas. Abra cada porção sobre a mesa polvilhada com farinha. Em seguida, enrole os pãezinhos. Usando uma gilete, faça um talhe na parte superior e deixe descansar por 30 minutos e leve ao forno pré-aquecido(200 graus Cº)

Dica: Quando for ligar o forno, coloque dentro uma latinha de água, assim a água vai evaporar, cozinhar os pães e formar a casquinha. Pão simples de liquidificador:(25 unidades) - 04 ovos- 02 copos americanos de leite- 03 colheres de fermento para pão- 01 colher de sopa rasa de sal- 01 colher de sopa de açúcar- 01 copo americano de óleo- Farinha de trigo, o suficiente pra dar o ponto da massa. Preparo: Bata tudo no liquidificador, coloque em um recipiente e acrescente a farinha de trigo, misturando bem até dar o ponto da massa ( quando despregar das mãos).

Tampe com um pano e deixe a massa descansar por meia hora. Faça os pães e coloque em um tabuleiro untado.

Dica: Coloque uma bolinha de massa em um copo de água, quando a bolinha subir já pode assar os pães.

Dica 2: Se quiser, pode acrescentar 200 gramas de batata cozida ou cenoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

hits